Boa noite,
Mais uma apresentação do livro ASSESSORIA DE IMPRENSA E RELACIONAMENTO COM A MÍDIA: Teoria e Técnica, de Jorge Duarte. O grupo formado por Felipe de Negri, Gustavo Teixeira, Mariane Manfredini e Sthefânia Gianvechio apresentaram o capítulo 2, ASSESSORIA DE IMPRENSA NOS ESTADOS UNIDOS, escrito por Luiz Amaral. O aluno do sétimo período de Relações Públicas, Lourenço Veloso participou da apresentação e explicou um pouco mais sobre a atuação dos RP's no mercado de trabalho.
Segue abaixo texto produzido pelos alunos.
Assessoria de Imprensa nos EUA
Surgimento
Agente de Imprensa, vieram antes dos assessores na ultima decada do seculo XIX (falseavam noticia para atrair jornalistas).
Intensificação de campanhas politicas.
Utilização de redatores de publicidade pelo empresariado.
1920
Bernays popularizou o termo assessor de relações publicas. "Assessor não é um mero fornecedor de noticias, ele é logicamente um criador de noticias".
Primeira Guerra Mundial
O presidente dos EUA Theodere Roosevelt tetava solucionar os problemas de imagem utilizando coletivas e releases.
A primeira guerra foi chamada pelo New York Times como a primeira guerra dos agentes de imprensa
Nova Era
Percebeu-se a grande quantidade de materias publicadas nos jornais americanos que eram oriundas de assessores.
Houve ascensão das assessorias de imprensa porem publicitarios e jornalistas se sentiam ameaçados pelos assessores.
O governo fez algumas tentativas para diminuir a atuação dos assessores, mas isso não aconteceu até que a assessoria se tornou uma obsessão americana.
1919
Conferencia de Paz de Paris simbolo no relacionamento entre governo e imprensa.
O que é RP para o norte-americano
Definições de RP:
* Necessidade de pesquisa como preparo para o inicio de qualquer operação, planejamento cuidadoso e avaliação dos resultados;
* Exigência de um processo continuo e sistemático em vez de uma operação única;
Em sua função de gerenciamento são encarregados de:
* Antecipar, analisar e interpretar a opinião pública, atitudes e questões que possam ter impacto, para bem ou mal, nas operações e planos da organização;
* Pesquisar, conduzir e avaliar, em base continua, programas de ação e comunicação para obter a necessária participação do publico para o sucesso da organização;
As RP são um meio para o publico ter seus desejos e interesses levados em consideração pelas instituições pois:
* Falam pelas organizações ao publico, e pelo público às organizações;
* Ajudam a criar um ajuste mútuo entre instituições e grupos, estabelecendo um entrosamento tal que beneficia o público;
* São uma atividade universal. Quem as pratica está buscando aceitação, cooperação ou afeição;
0 comentários:
Postar um comentário